2.3 Usuários

De Wiki CGU
Ir para navegação Ir para pesquisar

2.3. Usuários:

2.3.1. Tipos de Usuários

A utilização do Sistema Fala.BR permite que o acesso seja categorizado em tipos e seus respectivos perfis, de acordo com as competências atribuídas aos diferentes usuários.

Administrador: contempla os perfis Gestor, Cadastrador e Administrador, que gerenciam as configurações, a criação de unidades de ouvidorias e usuários no sistema. Não tem permissão para responder manifestações;

Servidor: contempla os perfis Observador, Atendente e Respondente, que registram, consultam e tratam as manifestações;

Sistema: contempla os perfis utilizadas pelas ouvidorias acessarem o Fala.BR via WebServices, que são WebServices Observador, WebServices Atendente e WebServices Respondente;

Cidadão: qualquer cidadão que decide se cadastrar no Fala.Br possui o perfil Usuário. Os usuários que apenas cadastraram manifestação sem efetuar o cadastro no Sistema não se enquadram nessa tipologia.


Abaixo segue um quadro com as permissões para cada tipo e perfil de usuário:

FalaBr

imgFalaBrwiki97: Tipos e perfis de Usuário


Observação:

FalaBr

imgFalaBrwiki98: Tipos e perfis de Usuário


2.3.2. Gerenciar Usuários:


É possível pesquisar usuários por tipo de pessoa, tipo e perfil de usuário, nome, login, e-mail e ouvidoria.

FalaBr

imgFalaBrwiki52: Gerenciar Usuários


FalaBr

imgFalaBrwiki54: Formulário de Busca de usuário


Exemplo de busca de usuário pelo nome da Ouvidoria:


FalaBr

imgFalaBrwiki55: Busca usuário por nome da Ouvidoria


Exemplo de busca de usuário pelo nome de Usuário


FalaBr

imgFalaBrwiki56: Busca usuário por nome de usuário


2.3.3. Cadastro de Usuários


2.3.3.1. Servidores de Ouvidoria

O sistema Fala.Br permite o cadastro de diferentes perfis para quem trabalha em ouvidorias públicas.


FalaBr










Ainda, podem ocorrer casos em que um mesmo usuário ocupe perfis diferentes em mais de uma ouvidoria, por exemplo: um usuário pode ter perfil de Gestor em uma ouvidoria e de Respondente em ouvidoria de órgão parceiro.

Assim sendo, após checar que é caso de efetuar cadastro de novo usuário, clique no botão "Cadastrar", ao final da tela a fim de que seja aberto o formulário de cadastro. Serão necessários os seguintes dados do usuário:

nome completo;

e-mail; e

CPF


A imagem abaixo mostra o formulário de cadastro de usuário. Note que os campos marcados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório. Após preencher os campos clique no botão "Salvar" para concluir o cadastro.


FalaBr

imgFalaBrwiki99: Formulário de Cadastro Usuários


FalaBr

imgFalaBrwiki51: Formulário de Cadastro Usuários


FalaBr

imgFalaBrwiki57: Observações sobre Cadastro de Usuários


2.3.3.2 Usuários de Sistema (Web service)

O e-Ouv/ Fala.BR já disponibiliza a realização de interação com outros sistemas, possibilitando inclusive a troca de dados.

Assim, manifestações registradas no sistema e-Ouv/ Fala.BR podem ser consultadas e trabalhadas em outros sistemas, desde que seja promovida a integração desses sistemas com o sistema e-Ouv/ Fala.BR.

A integração é útil, por exemplo, para órgãos que utilizam outros sistemas para fazer a tramitação interna das manifestações.

No âmbito do órgão, quem realiza a integração do sistema e-Ouv/ Fala.BR com um outros sistemas é a equipe responsável pela instalação e manutenção dos sistemas do órgão (sistema SEI, sistemas corporativos próprios, etc), por meio de solicitação de integração, junto às equipes de suporte do sistema e-Ouv/ Fala.BR na CGOUV/OGU ou nas Unidades Regionais da CGU nas Unidades da Federação;

Realizada a integração de um sistema com o sistema e-Ouv/ Fala.BR, as manifestações registradas no sistema e-Ouv/ Fala.BR serão automaticamente enviadas para este outro sistema, e vice-versa - as ações realizadas neste outro sistema são incorporadas pelo sistema e-Ouv, a exemplo de lançamento de resposta conclusiva, resposta intermediária, prorrogação, etc.


No tocante ao SEI, acontece um pouco diferente!

Embora as manifestações registradas no sistema e-Ouv sejam enviadas automaticamente para o SEI, e embora sejam gerados processos (NUP) com o mesmo número e conteúdo das manifestações registradas originariamente no e-Ouv, para responder a uma manifestação no e-Ouv, o órgão ainda necessita fazer o lançamento da resposta manualmente no e-Ouv, ainda que tenha respondido o NUP no SEI, pois ainda não está disponível ferramenta/ funcionalidade que permita a integração da Resposta no SEI para o sistema e-Ouv.


Para que o órgão faça a integração, é necessário solicitar a criação de USUÁRIO e SENHA de sistema (Webservice) no sistema e-Ouv junto ao suporte do sistema.

Um e-mail contendo USUÁRIO e SENHA será enviado para o órgão solicitante, a fim de que sua Unidade de informática possa fazer a integração com o sistema desejado.

Como o sistema e-Ouv dispõe de ambientes de Treinamento e de Produção, a criação de USUÁRIOS e SENHAS deverão ser solicitadas e realizadas distintamente para os dois ambientes.

Preferencialmente, deve-se gerar logins com nomes diferentes para cada ambiente (de forma que o próprio radical do usuário possibilite identificar qual sistema foi integrado com o e-Ouv), bem como primeiro no ambiente de Treinamento e depois no ambiente de Produção.

Link com matéria que fala da integração:

http://ouvidorias.gov.br/noticias/o-e-ouv-aprendeu-a-falar-com-o-sei

Acesse o link no ambiente que deseja cadastrar os usuários de sistema e siga o passo-a-passo:

Link do Sistema de TREINAMENTO: https://treinamentoouvidorias.cgu.gov.br Link do Sistema de PRODUÇÃO: https://sistema.ouvidorias.gov.br