Ouvidoria - Painéis, Dados Abertos e Relatórios

De Wiki CGU
Ir para navegação Ir para pesquisar

Sobre o manual

Este documento apresenta instruções de como consultar e utilizar as informações geradas em painel e dados abertos relacionados às manifestações registradas no Fala.BR. Ele foi elaborado para servir de material de apoio aos servidores de ouvidorias, aos cidadãos ou a qualquer interessado que necessitem de passo a passo para obter informações, agregadas ou em detalhes, que estão disponíveis no Painel Resolveu, em Dados Abertos ou na solução de geração de relatórios com dados do FalaBR.

A utilização do formato wiki tem a grande vantagem de navegação simplificada. Para facilitar a pesquisa sobre determinado assunto, basta usar a busca do próprio navegador (Ctrl+F), digitar os termos desejados e seguir diretamente para as áreas destacadas.

O manual está organizado em seções de forma a orientar as diferentes formas de pesquisa ou de geração de dados nas diferentes soluções disponíveis com dados do sistema FalaBR utilizando uma linguagem simples e visual.


Apresentação das Soluções de Consulta

As consultas disponibilizadas nas soluções acima contemplam os seis tipos de manifestação - denúncia, elogio, reclamação, simplifique, solicitação e sugestão - além de solicitações de acesso à informação.

Painel Resolveu?

O Painel Resolveu? é uma ferramenta que reúne informações agregadas sobre manifestações de ouvidoria (denúncias, sugestões, solicitações, reclamações, elogios e pedidos de simplificação) que a Administração Pública recebe diariamente pela Plataforma Fala.BR. A aplicação permite pesquisar examinar e comparar indicadores de forma rápida, dinâmica e interativa.

FalaBr


Criado pela Controladoria-Geral da União (CGU), o painel visa dar transparência e fornecer dados agregados que auxiliem gestores e cidadãos no exercício do controle por meio da participação social. Também, prover as Ouvidorias que utilizam esta ferramenta com dados e indicadores sobre o desempenho da Ouvidoria.

Obs.: A atualização das informações do Painel é feita diariamente, com os dados do dia anterior.


FalaBr


Caso necessite de informações detalhadas, consulte Dados Abertos do Fala.BR.


Abas do Painel


O Painel possui abas distintas para cada esfera de governo, sendo elas: Federal, Estadual, Municipal e Serviços Autônomos. Temos ainda uma aba onde pode-se buscar pelos dados específicos das Ouvidorias que utilizam a Plataforma Fala.BR.


FalaBr


Especificidades da Aba Federal


A aba Federal permite ao usuário consultar as informações, separadas de três formas. Na primeira opção "Visão Geral", é possível acessar as manifestações de Ouvidoria de forma mais geral. Na opção "Simplifique", temos a possibilidade de consultar especificamente as manifestações dessa tipologia. Já na opção "Compare", é possível comparar os dados de duas ouvidorias.

FalaBr

Filtros do Painel


À esquerda da tela temos disponíveis vários filtros. Eles possibilitam, por exemplo selecionar que um período, um órgão ou qual tipo de manifestação queremos que o Painel apresente. Os filtros podem ser combinados, sendo possível selecionar mais de um filtro. As informações serão atualizadas automaticamente sempre que um filtro for selecionado.

FalaBr


  • NOME DO ÓRGÃO / ENTIDADE

Filtra as manifestações do Painel por um ou mais órgãos.


  • PERÍODO DO REGISTRO

Filtra as manifestações do Painel por um intervalo de data de registro das manifestações.


  • PERÍODO DO ENCAMINHAMENTO

Filtra as manifestações do Painel que foram encaminhadas num determinado período.


  • PERÍODO DA RESPOSTA À PESQUISA DE SATISFAÇÃO

Filtra as manifestações do Painel que tiveram a pesquisa de satisfação respondidas num determinado período.


  • TIPO DE MANIFESTAÇÃO

Filtra as informações do Painel por um ou mais tipos de manifestação.


  • TEMA

Filtra as informações do Painel por um assunto (serão mostradas apenas as manifestações que tiveram o referido tema preenchido).


  • ASSUNTO

Filtra as informações do Painel por um assunto (serão mostradas apenas as manifestações que tiveram o referido assunto preenchido).


  • SUBASSUNTO

Filtra as informações do Painel por um assunto (serão mostradas apenas as manifestações que tiveram o referido subassunto preenchido).


  • TAG

Filtra as informações do Painel por um assunto (serão mostradas apenas as manifestações que tiveram o referida tag preenchido).

Atualização com um clique


Alguns elementos apresentados no Painel possibilitam a aplicação de um filtro específico. Ao clicar sobre o objeto o Painel será atualizado automaticamente. Para retornar a posição anterior, basta clicar novamente sobre o mesmo objeto. Na exemplo a seguir podemos ver um exemplo desse tipo de seleção. Neste caso, foram selecionadas todas as manifestações que tiveram resposta de pesquisa de satisfação igual a Muito Satisfeito.

FalaBr


Atualizações do painel


Agosto/2023

a) Correção do totalizador manifestações encaminhadas

Foi detectado uma falha na construção do painel, que não incorporou uma área de dados a respeito das MANIFESTAÇÕES ENCAMINHADAS, de modo que o painel apresenta valores somente das manifestações que estão no órgão, ignorando aquelas que "passaram" pelo órgão, e assim consumiram recursos para triagem/tratamentos, mas que acabaram encaminhadas a outros órgãos para finalização do tratamento.

Em uma ação emergencial, foram incorporados os dados das MANIFESTAÇÕES ENCAMINHADAS, para apresentar corretamente o totalizador ENCAMINHADAS PARA OUTROS ÓRGÃOS já previsto no painel.

FalaBr


Observação: Vale destacar que, diferentemente de outras áreas do painel, o totalizador é influenciado única e exclusivamente pelo filtro PERÍODO DO ENCAMINHAMENTO. Ele também não modifica qualquer outra seleção do painel. O ajuste definitivo será implementado no redesenho do painel previsto para o primeiro trimestre/2024.


b) Exibição de prazo de mandato dos ouvidores no BUSCADOR DE OUVIDORIAS

Adicionadas colunas a respeito das datas do mandato do ouvidor na tabela resultado da aba buscador de ouvidorias a fim de facilitar o acompanhamento por parte das ouvidorias e das unidades de supervisão.

FalaBr


c) Aplicação de filtro automático para exibição de dados apenas do ano corrente

Foi implementado o filtro automático na abertura do painel. O ajuste auxilia na carga mais rápida do painel, uma vez que é apresentado um conjunto menor de dados. Contudo, para consultar dados anteriores basta ajustar os filtros de datas com o período desejado.

FalaBr


d) Exibição de dados de Ouvidorias inativas

Agora é possível exibir dados de ouvidorias que foram inativadas. Basta ajustar o filtro OUVIDORIA ATIVA, que por padrão carregará a opção apenas das ativas.

FalaBr

Dados Abertos do Fala.BR

Em linha com a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, estabelecida no Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, estão disponíveis informações analíticas pseudonimizadas das manifestações de ouvidoria do Sistema Fala.BR em formato aberto. O arquivo está disponível na página inicial do sistema Fala.BR > área INFORMAÇÕES > Dados Abertos - Ouvidoria ou aqui.

O arquivo é gerado mensalmente e apresenta as seguintes informações: Data Registro; Data Prazo Resposta; Data Resposta; Faixa Etária; Raça / Cor; Gênero; Município Manifestante; Município Manifestação; Tipo Manifestação; Órgão Siorg (id e nome); Assunto; Dias para Resolução; Dias de Atraso.

FalaBr

Gerando Relatórios Específicos (Ouvidorias)

A Plataforma Fala.BR disponibiliza ainda a emissão de três tipos de relatórios específicos: o "Relatório detalhado de manifestações (todos os tipos)", "Relatório detalhado de manifestações e recursos LAI" e o "Relatório detalhado de manifestações que sofreram alteração de tipo". Os perfis de usuários que podem gerar este tipo de relatório são o Administrador, Gestor e Respondente. Para acessar esses relatórios, acesse a Plataforma com seu usuário e senha e clique no menu Relatórios na tela inicial do Fala.BR:


FalaBr


a) Relatório detalhado de manifestações (todos os tipos)

Esta funcionalidade permite fazer extrações com maior celeridade, uma vez que busca informações de um banco de dados exclusivo para a geração desse tipo de informação. Dessa forma, o banco de dados destinado ao registro e tratamento das informações ficará menos sobrecarregado, proporcionando uma utilização mais dinâmica e otimizando o tempo de resposta das transações. As manifestações emitidas por este relatório refletirão os dados do Painel Resolveu. Vale ressaltar também que as informações geradas por este representam os dados gerados até o dia anterior ao dia atual (D-1).

Para exportar os dados gerados por esta funcionalidade, clique em algum dado do relatório apresentado na tela para acessar o menu "Mais opções", representado por "...", no canto superior direito da tela. Em seguida clique em "Exportar dados". Selecione a opção "Dados com layout atual" e clique em "Exportar".

FalaBr


b) Relatório detalhado de manifestações e recursos LAI

Após selecionar o Tipo de Relatório (Manifestações, Pedido de Revisão, Reclamação, Recurso 1ª Instância, Recurso de 2ª Instância, Recurso CGU ou Recurso CMRI), basta informar os parâmetros de busca desejados e clicar em Buscar. Após exibição dos resultados, estes podem ser exportados para uma planilha (formato .xlsx), bastando clicar em Exportar.


Resultado da busca


FalaBr


FalaBr


c) Relatório detalhado de manifestações que sofreram alteração de tipo

Uma situação que não é tão rara é a mudança de tipo da manifestação. Essa alteração fica armazenada no histórico da manifestação. No entanto, só temos como saber se essa mudança ocorreu se pesquisarmos as manifestações uma a uma. Para conseguir essa informação de forma mais rápida e fácil foi criado este relatório. Após selecionar os tipos de manifestação inicial e final, basta clicar em Buscar. Observe que a pesquisa pode se basear em um NUP específico, situação, data de registro ou data de alteração da manifestação. Da mesma forma que o relatório anterior, os resultados podem ser exportados para uma planilha (formato .xlsx); basta clicar em Exportar.


FalaBr


Resultado da busca


FalaBr