Manual do Paticipante de Compromissos no e-Agendas

De Wiki CGU
Revisão de 17h00min de 21 de julho de 2025 por Tais (discussão | contribs)

Introdução

Este manual foi feito para ajudar você, que participa de compromissos públicos registrados no e-Agendas. Aqui você vai encontrar orientações simples sobre como usar o sistema: criar e atualizar seu perfil, além de registrar sua presença no dia do compromisso (fazer o check-in).

Posso marcar um compromisso com a autoridade pelo e-Agendas?

Não há pedido de agendamento de compromisso pelo e-Agendas. O pedido de reunião ou de audiência com um Agente Público Obrigado (APO) é feito pelos meios de contatos que sejam, em cada caso, definidos para isso: telefone, e-mail, pessoalmente ou com a intermediação de um terceiro.

Como registrar minha presença em um compromisso?

Para registrar sua presença em um compromisso no e-Agendas, você precisa ter uma conta GOV.BR.  Se ainda não tem, clique aqui para criar a sua conta.  Você também pode assistir a um vídeo explicativo que mostra o passo a passo para criar sua conta GOV.BR.

No dia do compromisso, você acessará o link enviado por e-mail ou escaneará o QR Code com seu celular e, usando sua conta GOV.BR, registrará sua presença.

Passo a passo: Criação de perfil de participação em compromissos

a. Acesse a página “Gerenciar Perfis de Participação” pelo link:https://eagendas.cgu.gov.br/v/admin/cadastro-perfil,  e clique no botão “+Criar perfil”. Você pode acessar esse link a qualquer momento, mesmo que não tenha recebido um e-mail. (Figura 1);

Figura 1: Criação e gerenciamento de perfil de participação
Figura 1: Criação e gerenciamento de perfil de participação

b. Na janela que será aberta (“Dados do perfil”), escolha o tipo de perfil que deseja criar (Figura 2);

c. Preencha os campos com as informações conforme o tipo de perfil selecionado:

Agente Público

Selecione essa opção se estiver representando uma instituição pública.

Se você for servidor do Executivo Federal, o sistema já trará um perfil com seus dados do SIAPE, mas você pode criar outros perfis, se julgar necessário.

Exemplos de instituições públicas: Ministérios, Forças Armadas, IBGE, governos estaduais, prefeituras, autarquias, fundações públicas, entre outros.

Atenção: Partidos políticos, Sistema “S” (como SENAI, SESI) e sindicatos são instituições privadas.

Importante: Os usuários cadastrados como Agentes Públicos Obrigados (APOs) no e-Agendas não necessitam criar perfil de participação, caso estejam atuando como autoridade do seu órgão/entidade do Poder Executivo Federal.