LimeSurvey - Criando um formulário
LimeSurvey - Criando um formulário
Antes de tudo, deve-se pensar no objetivo do formulário. Este deve ser criado conforme as necessidades da CGU, baseando-se no que será feito com os dados obtidos. A criação de um inquérito no LimeSurvey é, portanto, o último passo a ser tomado, após a definição dos objetivos e de todos os outros procedimentos que serão adotados.
A criação de um inquérito no LimeSurvey é o último passo a ser dado, após a definição dos objetivos e de todos os outros procedimentos que serão adotados.
Entre os fatores que determinam o sucesso ou o fracasso de um formulário eletrônico está, obviamente, essa clareza de objetivos que leva à obtenção de dados úteis. Por outro lado, é importante comunicar bem esses objetivos para que o respondente se interesse pelo preenchimento e chegue ao fim. Para isso, o questionário deverá ser tão auto-explicativo quanto possível, e também conciso. Se for longo demais, desestimulará o preenchimento. Se parecer perguntar coisas desnecessárias, poderá levantar receio sobre o uso da informação. E, por fim, se as instruções não chamarem a atenção para o que é importante, a comunicação se perderá e muitos não responderão, ou responderão errado.
Um caso extremo de uso do LimeSurvey é a submissão eletrônica de trabalhos para o 7.º Concurso de Desenho e Redação da CGU. É um formulário muito extenso, com 266 perguntas divididas em 16 grupos. Ele faz uso de equações de relevância para evitar que grupos de questões sejam apresentados desnecessariamente, mas mesmo assim permanece bastante grande. Sua tela de apresentação tenta estimular os interessados a participar do concurso. Com o decorrer do trabalho, chegou-se a uma versão que leva a atenção do usuário às informações mais relevantes. Isso foi alcançado com o uso de ilustrações, legendas, negritos e links destacados.
Criando um Questionário
[[Arquivo:|thumb|direita]] A tela de entrada do LimeSurvey apresenta os seguintes ícones, como a imagem à direita.
- [[Arquivo:]] (Página de administração principal)= Ao clicar neste botão aparecera todos os formulários que foram criados por você e os formulários que tem acesso.
- [[Arquivo:]] (Gerir administradores de inquérito)= Ao clicar neste botão terá uma lista dos participantes do seu grupo.
- [[Arquivo:]] (Pessoa com cadeado) = Ao clicar neste botão poderá criar um grupo de pessoas que poderão ter acesso ao questionário.[Procurar um tópico com esse assunto e deixar link]
- [[Arquivo:]] (Lista detalhada de inquéritos)= Ao clicar neste botão aparecera todos os formulários que foram criados por você e os formulários que tem acesso.
[[Arquivo:|thumb|direita]]
- [[Arquivo:]] (Criar, importar ou copiar um questionário)= Ao clicar neste botão aparecera esses ícones
- [[Arquivo:]] (Geral)= Neste painel poderá escolher o idioma base, Título do questionário, Descrição e a mensagem de boas-vindas. Após esses campos, teremos as informações que serão passadas para o usuário.
- [[Arquivo:]] (Apresentação e Navegação)= Neste painel o administrador do questionário poderá configurar Apresentação e Navegação do questionário.
- [[Arquivo:]] (Controle de acesso e publicação)= Neste painel e possível colocar uma Data para expirar, que após o prazo o questionário ficaram indisponível para o usuário.
- [[Arquivo:]] (Notificação e Gerenciamento dos dados)= Neste painel ocorre a configuração para o administrador receber informações sobre o questionário para monitoramento.
- [[Arquivo:]] (Código de acesso(Tokens))= Neste painel configura como os tokens dos participantes será escolhido.
- [[Arquivo:]] (Importar)=
- [[Arquivo:]] (Copiar)=
Adicionando grupos de questões
Os inquéritos do LimeSurvey são organizados em torno de grupos de questões. Contudo, elas não afetam de maneira nenhuma a forma como os dados coletados serão extraídos da base. Sua única função é exibir questões de maneira organizada e explicativa, permitindo ao usuário final uma melhor experiência no preenchimento do formulário.
A função do grupo de questões é exibi-las de maneira organizada e explicativa, permitindo ao usuário final uma melhor experiência no preenchimento do formulário.
O agrupamento das questões deve ser elaborado pensando-se no que será mais lógico para o respondente, na melhor forma de apresentação. Podem-se inserir explicações adicionais a cada grupo de questões e, se necessário, grupos inteiros podem deixar de ser apresentados quando não são relevantes. Esta técnica será vista mais adiante, nos tópicos avançados.
Adicionando questões
As questões são as unidades mais básicas de um inquérito. É por meio delas que os dados serão obtidos, e seus enunciados devem ser claros para que não haja ambigüidade nas respostas. Se necessário, pode-se apresentar um texto explicativo, que será exibido junto da questão. Nos modelos “CGU” e “Embutido”, se esse texto contiver um parágrafo unicamente com o texto “saiba mais”, este será substituído por um botão e o restante do texto será ocultado, sendo exibido quando o usuário final clicar sobre o botão. E necessário que haja um parágrafo antes do “saiba mais”, mesmo que vazio, para que funcione corretamente.
Os enunciados das questões devem ser claros para que não haja ambigüidade nas respostas.
Para garantir a uniformidade das respostas, é possível criar expressões de validação, as quais somente permitirão que determinados padrões sejam utilizados. O formato utilizado é o das chamadas “expressões regulares”. Algumas delas, elencadas mais adiante, incluirão automaticamente as marcas de formatação em campos como CEP, CPF, CNPJ e telefone, bastando que o usuário final digite os números – para isso será necessário utilizar os padrões visuais (modelos) “CGU” ou “Embutido”.