Mudanças entre as edições de "Fala.BR - NAOPs"

De Wiki CGU
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 181: Linha 181:
'''Observação:'''
'''Observação:'''


Quanto ao acesso as manifestações, que este usuário terá no sistema
Quanto a limitação de acesso às manifestações, esta deverá ser configurada no momento do cadastro do usuário. Para cada necessidade de acesso uma limitação ao formulário referente deve ser acrescentada. Exemplo:
 
::'''1) Usuário que irá trabalhar somente com denúncias:''' deve-se selecionar a opção "Denúncia" no campo "Limitado ao formulário" e clicar em Adicionar;
::'''2) Usuário que irá trabalhar com todos os tipos de manifestação de ouvidoria:''' deve-se selecionar a opção "Denúncia" no campo "Limitado ao formulário" e clicar em Adicionar. Em seguida, selecionar a opção "Padrão" no campo "Limitado ao formulário" e clicar em adicionar;
::'''2) Usuário que irá trabalhar com todos os tipos de manifestação de ouvidoria e manifestações de acesso a informação:''' deve-se selecionar a opção "Denúncia" no campo "Limitado ao formulário" e clicar em Adicionar. Em seguida, selecionar a opção "Padrão" no campo "Limitado ao formulário" e clicar em adicionar. Por fim, selecionar a opção "Acesso à Informação" no campo "Limitado ao formulário" e clicar em adicionar. Lembre-se de gravar todas estas alterações ao final do cadastro, clicando no botão "Salvar";


='''Comunicando o Cadastro da Ouvidoria'''=
='''Comunicando o Cadastro da Ouvidoria'''=

Edição das 16h27min de 19 de janeiro de 2021

Apresentação

Este documento apresenta instruções para o cadastramento de órgãos municipais e estaduais no sistema Fala.BR pelos Núcleos de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção - NAOPs das Controladorias-Regionais da União nos Estados.


Ao serem demandados os NAOPs deverão:

a) Cadastrar a ouvidoria;
b) Cadastrar usuários no Sistema de acordo com as necessidades do perfil (Gestor, Respondente, Atendente, Observador, Webservice); e
c) Encaminhar e-mail aos titulares cadastrados a fim de que possam habilitar seus cadastros.


IMPORTANTE:

  • O Fala.BR possui dois ambientes, um de Treinamento e outro de Produção. O cadastro é realizado de forma independente, para cada um dois ambientes, por meio de solicitação da ouvidoria. O ambiente de Treinamento possibilita às unidades de ouvidoria conhecerem e testarem as funcionalidades do sistema Fala.BR. Já o ambiente de Produção é disponibilizado às ouvidorias que aderirem efetivamente à Rede Nacional de Ouvidorias por meio da assinatura de Termo de Adesão disponível em https://www.gov.br/ouvidorias/pt-br.
  • Para a disponibilização do cadastro apenas no ambiente de treinamento, não será necessária a formalização da adesão por meio do Termo de Adesão.


Links de acesso aos ambientes:

i) Ambiente de Treinamento: https://treinafalabr.cgu.gov.br
ii) Ambiente de Produção: https://falabr.cgu.gov.br/


Para certificar-se de que está no ambiente desejado, verifique o canto superior direito da tela. No ambiente de treinamento existe um texto indicando o ambiente “Ambiente de Treinamento”.


FalaBr

Acessando o Sistema

Para logar-se no sistema, o usuário deverá clicar em Entrar e, posteriormente, utilizar CPF como usuário e senha que você recebeu por e-mail para o primeiro acesso.

FalaBr


Importante:

  • Os servidores dos NAOPs responsáveis pelo cadastramento de ouvidorias, caso ainda não tenham acesso ao sistema, deverão procurar a CGOuv para solicitar o seu cadastro. Esse perfil será de Cadastrador sem vínculo a uma Ouvidoria específica.
  • Para as ouvidorias será concedida pelo menos uma senha de Gestor (antigo Administrador Local do e-Ouv), e, por meio dela, o Gestor poderá cadastrar outros membros de sua equipe com vários perfis (Respondente, Atendente, Gestor).
  • O cadastramento é feito por ouvidoria e não por município, tendo vista que em um determinado município pode haver mais de uma ouvidoria a ser cadastrada.

Cadastrando uma Ouvidoria

Acesse um dos ambientes, conforme a necessidade, usando o link adequado: https://treinafalabr.cgu.gov.br ou https://falabr.cgu.gov.br. Em seguida,clique no botão Entrar e informe o Login (será sempre o CPF) e senha.


FalaBr


A tela inicial d usuário será apresentada. Caso a tela mostrada seja diferente da tela mostrada a seguir, clique no menu Início.

FalaBr


Clique em “Configurações” e depois, para cadastrar uma Ouvidoria, clique em “Clique aqui”, conforme indicação da tela.


FalaBr


Na tela seguinte, no canto inferior direito, você irá Cadastrar, para inserir uma nova ouvidoria.

FalaBr

Importante: lembre-se de pesquisar se a ouvidoria já se encontra cadastrada na plataforma para que não ocorra duplicidade de cadastros.


Na tela seguinte, preencha os dados da aba Configurações do Sistema e da aba Informações Gerais.

FalaBr


O primeiro passo é selecionar a Esfera - Federal, Estadual ou Municipal. Em seguida digite o Nome do Órgão que deseja cadastrar e selecionar a UF e o Município. Na sequencia, basta preencher a Data de adesão ao Padrão, Data de adesão ao Fala.br Denúncia, e, caso a ouvidoria queira a adesão ao simplifique, a Data de adesão ao Simplifique. Tais representam a data em que se está cadastrando a ouvidoria para os respectivos tipos de formulário: Padrão, Denúncia e Simplifique (há ainda o quarto tipo, Acesso à Informação).

FalaBr

Observação:

  • Não preencha o campo Data de Inativação. Esta opção deve ser preenchida somente se um órgão decidir parar de usar o Fala.br. Neste caso, deverá voltar à esta tela e preencher este campo.
  • Não selecione os campos Envia denúncias ao CGU-PAD, Envia denúncias ao CGU-PJ. Essas funcionalidades somente são estão disponíveis para ouvidorias federais.
  • Caso o órgão possua ouvidoria, selecione o campo O órgão/entidade tem ouvidoria? e deixe os campos dos URLs em branco. Esses campos foram criados para as ouvidorias federais que não utilizavam o Fala.r. Hoje todas as ouvidorias federais são obrigadas a utilizar o sistema.
  • Caso a ouvidoria solicite a inclusão de Campos Adicionais no formulário, esses devem ser informados na última parte do cadastro. Não se esqueça de clicar no botão Adicionar Campo Adicional. Repita esse procedimento para cada novo campo adicional incluído.


FalaBr


Dando continuidade ao cadastro, clique na aba Informações Gerais e preencha as informações solicitadas.


FalaBr


Na aba de Informações Gerais, preencha o campo E-mail para recebimento de alertas e selecione os três boxes correspondentes (recebe alerta de cadastro de manifestação, complemento de manifestação e prazo) caso a ouvidoria tenha sinalizado que gostaria de receber esses alertas. Caso contrário, não marque os boxes. Em seguida, preencha o endereço e o telefone (obrigatórios para o cadastro). Lembre-se de clicar em Adicionar após preenchido o campo do telefone para poder salvar o número.


Caso queira acrescentar outro número basta digitar um novo número e clicar mais uma vez em Adicionar.

FalaBr


O campo de Tags são utilizadas como o antigo subassunto, onde a ouvidoria acrescenta itens conforme a sua necessidade para classificar a manifestação dentro daqueles assuntos utilizados. Contudo, somente os usuários da ouvidoria que visualizam essa lista quando vão fazer o tratamento da manifestação. Posteriormente, preencha o campo do E-mail da ouvidoria (obrigatório), não sendo necessário o preenchimento da URL. Em seguida vem o campo dos dados do ouvidor e substituto.


FalaBr


Por fim, clique em Cadastrar para finalizar o cadastro da nova ouvidoria.


FalaBr

Cadastrando um Gestor

Gestor é o servidor da ouvidoria que tem permissão para cadastrar outros usuários e atualizar os dados cadastrais da Ouvidoria no Fala.BR. O NAOP precisa cadastrar ao menos um Gestor. Os demais servidores são cadastrados por este usuário. O Gestor também pode responder manifestações de Ouvidoria.


Para cadastrar um usuário, siga os seguintes passos. Primeiramente, acesse um dos links, de acordo com a necessidade: https://treinafalabr.cgu.gov.br ou https://falabr.cgu.gov.br. Clique em Entrar e, posteriormente, utilizar CPF como usuário e senha.


FalaBr


A tela inicial será apresentada. Caso a tela mostrada seja diferente da tela mostrada a seguir, clique no menu Início. Clique no menu ou no botão Usuários.


FalaBr


Em seguida será exibida a página Gerenciar usuários. Faça a consulta se o usuário já é cadastrado na plataforma.


Observação: uma forma fácil de procurar usuário de ouvidoria é consultando pelo Login (CPF).


Feita a consulta e não encontrando nenhum usuário cadastrado com aquele CPF Clique no botão Cadastrar.


FalaBr


Na tela seguinte, preencha os dados solicitados. Na seção Usuário, escolha o tipo de servidor, nesse caso, Administrador. Na seção Perfil, escolha o perfil do servidor, nesse caso, Gestor.


FalaBr


Observação: O Login do usuário, que neste caso será o CPF, será preenchido automaticamente pelo sistema, assim que este dado for inserido na seção Pessoa.


Posteriormente, selecione o Órgão a que o usuário que está sendo cadastrado deve ter acesso e clique no botão Adicionar. Caso este usuário deva ter acesso a mais de uma Ouvidoria, selecione novamente outro Órgão e clique novamente no botão Adicionar. Repita esse procedimento até que todas as Ouvidorias tenham sido adicionadas para o usuário. * Na Seção Pessoa, insira os dados obrigatórios do usuário: Nome, E-mail, Confirmação de e-mail, Doc. de Identificação e Número (lembre-se que será sempre o CPF).


Importante: Ao digitar o CPF, digitar somente os números.


Os demais dados são facultativos, porém, podem ser relevantes para futuras consultas. Depois de preencher os dados, clicar no botão Salvar.

FalaBr


Troca de Gestor

Nos casos em que se faça necessária a alteração de um Gestor, o sistema permite ao próprio usuário que tenha este perfil cadastrar o novo Gestor. Este, por sua vez, poderá inativar o cadastro do antigo gestor que está deixando a Ouvidoria. Caso este usuário ainda vá atuar como servidor do ente/órgão, é possível fazer apenas a retirada do perfil de Gestor e o acréscimo do novo perfil, caso necessário. O NAOP deve orientar ao próprio gestor que acesse a plataforma e faça estas alterações.

Se por algum motivo não for possível realizar o cadastro do novo gestor, seguindo as orientações mencionadas no parágrafo anterior, o NAOP deve orientar ao órgão/entidade a enviar ofício à CGU, assinado pela autoridade responsável atual (Ouvidor ou autoridade máxima do órgão), com cópia da Portaria de Nomeação do Ouvidor. O Ofício pode ser enviado para a Regional que fará o cadastro e prestará as orientações específicas sobre as responsabilidades que o Gestor possui. É importante lembrar que nem sempre o Ouvidor é o Gestor. Nos casos de troca apenas dos dados do Ouvidor, o próprio Gestor consegue fazer as alterações na plataforma.


Observação:

Quanto a limitação de acesso às manifestações, esta deverá ser configurada no momento do cadastro do usuário. Para cada necessidade de acesso uma limitação ao formulário referente deve ser acrescentada. Exemplo:

1) Usuário que irá trabalhar somente com denúncias: deve-se selecionar a opção "Denúncia" no campo "Limitado ao formulário" e clicar em Adicionar;
2) Usuário que irá trabalhar com todos os tipos de manifestação de ouvidoria: deve-se selecionar a opção "Denúncia" no campo "Limitado ao formulário" e clicar em Adicionar. Em seguida, selecionar a opção "Padrão" no campo "Limitado ao formulário" e clicar em adicionar;
2) Usuário que irá trabalhar com todos os tipos de manifestação de ouvidoria e manifestações de acesso a informação: deve-se selecionar a opção "Denúncia" no campo "Limitado ao formulário" e clicar em Adicionar. Em seguida, selecionar a opção "Padrão" no campo "Limitado ao formulário" e clicar em adicionar. Por fim, selecionar a opção "Acesso à Informação" no campo "Limitado ao formulário" e clicar em adicionar. Lembre-se de gravar todas estas alterações ao final do cadastro, clicando no botão "Salvar";

Comunicando o Cadastro da Ouvidoria

Depois de efetuar o cadastro do órgão e dos usuários, seja no Ambiente de Treinamento ou de Produção, envie um e-mail para a ouvidoria cadastrada informando-a sobre a finalização do cadastro. Segue sugestão texto para e-mail:


Prezado Fulano,

Registramos a adesão do "Nome do órgão" no Fala.BR. A partir de agora a ouvidoria já poderá receber e tratar manifestações por meio do sistema. É fundamental que o sítio eletrônico do órgão seja alterado, de forma que o cidadão que buscar atendimento pela ouvidoria seja redirecionado para o Fala.BR. Segue o link de acesso:

https://falabr.cgu.gov.br/publico/XX/XXXXXXXX/Manifestacao/RegistrarManifestacao

[Substituir (XX) pela UF e substituir (XXXXXXXX) pelo município; o nome do município deve ser colocado sem acentos e sem espaços]


Links alternativos

Caso a Ouvidoria queira disponibilizar links separados para cada tipo de manifestação, poderá seguir o exemplo a seguir. Isso reduzirá a quantidade de cliques que o manifestante terá que executar para registrar a manifestação. No entanto, um maior esforço da equipe que administra o site do órgão que terá que disponibilizar mais ícones na página ao invés de apenas um, caso opte pelo link descrito a cima.


Exemplos de links para órgãos que optarem por disponibilizar 5 ícones.


Municipal


Observação:

  • Substituir a XX/XXXXXXXX pela UF do estado e pelo nome do município, respectivamente, sem acentos e espaços usando letras minúsculas;
  • Substituir o 000 pelo identificador da Ouvidoria. Este número aparece na tela de detalhe na configuração da ouvidoria.


Estadual


Observação:

  • Substituir a XX pela UF do estado;
  • Substituir o 000 pelo identificador da Ouvidoria. Este número aparece na tela de detalhe na configuração da ouvidoria.
FalaBr


Realizamos também o seu cadastro como Administrador Local, e você já deve ter recebido o e-mail automático para conclusão do cadastramento. Você já pode cadastrar outros(as) servidores(as) para que tenham acesso ao sistema.


Cadastramos o seguinte endereço de e-mail para recebimento de alertas por ocasião do registro de novas manifestações e do vencimento do prazo para resposta: xxxx@xxxxxx. Caso o e-mail esteja incorreto, a alteração deve ser feita na guia Informações gerais. O Administrador local tem permissão para fazer esta alteração.


Vocês podem encontrar o manual do sistema do Fala.BR em http://wiki.cgu.gov.br/wiki/index.php/Fala.BR_-_Manual


Se tiverem alguma dúvida, estamos à disposição no xxxx@xxxxxx ou pelo telefone (xx) xxx-xxxx.


Atenciosamente,

Cadastrando Assuntos para uma Ouvidoria

Para efetuar o cadastro de assuntos no sistema Fala.BR, a ouvidoria deverá encaminhar um e-mail para o suporte.e-ouv@cgu.gov.br e solicitar a inclusão de um determinado assunto na plataforma. O Gestor da unidade não conseguirá acrescentar com seu perfil.

Integrando o Fala.BR com outros Sistemas

O Fala.BR está preparado para interagir com outros sistemas, possibilitando assim a troca de dados. Desta forma, as manifestações registradas pelos usuários de serviços públicos no Fala.BR podem ser repassadas para um outro sistema. Essa integração é interessante para órgãos que usam outro sistema para fazer a tramitação interna das manifestações. Quem faz essa integração do Fala.BR com um outro sistema é órgão de TI ou a equipe contratada responsável pela manutenção dos sistemas do órgão.


Quando a integração for feita, as manifestações que são registradas no Fala.BR serão enviadas para o sistema próprio da ouvidoria. Todas as ações realizadas neste outro sistema são enviadas para o Fala.BR, como por exemplo, resposta conclusiva, resposta intermediária, prorrogação, etc.


Ressalta-se que algumas unidades de ouvidoria fazem a integração com o SEI. Neste caso, as manifestações registradas no Fala.BR serão enviadas automaticamente para o SEI e processos serão gerados com o conteúdo das manifestações. Os processos SEI terão o mesmo número das manifestações registradas no Fala.BR. Contudo, para responder a manifestação no Fala.BR, o órgão precisa fazer isso manualmente. Isto porque o módulo desenvolvido pelo Ministério da Economia ainda não possui ainda a funcionalidade de repassar as ações geradas para o para o Fala.BR. Aqui está a matéria acerca da integração do Fala.Br com o SEI: https://www.gov.br/ouvidorias/pt-br/assuntos/noticias/2018/o-e-ouv-aprendeu-a-falar-com-o-sei.


Para que o órgão faça a integração, é necessário criar um usuário de sistema, denominado usuário Webservice, no Fala.BR e enviar esses dados para o órgão solicitante. Para cada um dos ambientes, treinamento e produção, devem ser criados usuários distintos. Geralmente, a ouvidoria que desejar integrar o seu sistema ao Fala.BR fará inicialmente alguns testes no ambiente de Treinamento; posteriormente, depois de finalizada o procedimento de integração, a ouvidoria utilizará o ambiente de Produção.


Para permitir tal integração, a equipe de TI da CGU desenvolveu uma Interface de Programação de Aplicações (traduzindo de Application Programming Interface - API) baseada em WebServices do tipo Representational State Transfer - REST. Para maiores detalhes em como utilizá-la, basta acessar o roteiro disponível em Como utilizar a API do Fala.BR e a Documentação da API Me-OUV.

Cadastrando um Usuário Webservice

Para cadastrar um usuário Webservice, siga os seguintes passos. Primeiramente, acesse um dos links, de acordo com a necessidade: https://treinafalabr.cgu.gov.b ou https://falabr.cgu.gov.br. Depois logue-se no sistema com utilizando CPF e senha.


FalaBr


A tela inicial do usuário será apresentada. Caso a tela mostrada seja diferente da tela mostrada a seguir, clique no menu Início. Depois clique em Usuários.


FalaBr


Será exibida a página Gerenciar Usuários. No canto inferior direito da tela, clique em Cadastrar.


FalaBr


Observação: antes de realizar qualquer cadastro lembre-se de fazer uma consulta nas buscas para evitar duplicidade.


Na tela seguinte, preencha os dados solicitados: na seção Usuário, escolha o tipo de servidor Sistema. *Na seção Perfil, escolha o perfil Webservice Observador.


FalaBr


Observação: O Login do usuário do tipo sistema é um campo de texto de livre preenchimento. Sugerimos usar textos com letras minúsculas, não usar caracteres especiais e não usar espaços. Ex: webservice_INEP_t (para ambiente de treinanemto), webservice_INEP_p (para ambiente de produção).


Em seguida, selecione o Órgão a que o usuário do tipo sistema que está sendo cadastrado deve ter acesso e clique no botão Adicionar. Caso este usuário deva ter acesso a mais de uma Ouvidoria, selecione novamente outra Ouvidoria e clique novamente no botão Adicionar. Repita esse procedimento até que todas as Ouvidorias tenham sido adicionadas para o usuário. Na Seção Pessoa, insira os dados obrigatórios do usuário, que são: Nome, E-mail e Confirmação de e-mail.


Observação: no campo Nome, que é um campo de livre digitação, informe um nome do órgão e que faça referência à integração via Webservice. Ex.: Webservice INEP e o e-mail para recebimento do usuário e senha de acesso ao sistema.


Os demais dados são facultativos, porém, podem ser relevantes para futuras consultas. Depois de preencher os dados, clique no botão Salvar.


FalaBr


Caso o cadastro seja efetivado, no canto inferior esquerdo, aparecerá a seguinte mensagem de confirmação Usuário criado com sucesso.


Para auxiliar a integração do sistema Fala.br com outro, segue o link em que se apresenta a documentação da API, baseada em WebServices do tipo Representational State Transfer - REST, para os ambientes de treinamento e produção, respectivamente: https://treinafalabr.cgu.gov.br/help e https://falabr.cgu.gov.br/help.

Comunicando o Cadastro do Usuário

Depois de efetuar o cadastro, seja no ambiente Produção ou no ambiente de Treinamento, sugerimos enviar um e-mail para a ouvidoria informando-a do cadastro do usuário webservice. Segue sugestão texto para e-mail:


Prezado (a),

Informo que foram geradas senhas de sistema para acesso ao Sistema Fala.BR via WebService em ambos ambientes de Treinamento e Produção.

A partir de agora, você já pode realizar os testes de integração do Sistema Fala.BR para outro sistema que você utilize.

Seguem orientações sobre a integração do e-Ouv com o SEI:

  • Quem faz essa integração é a equipe responsável pela instalação e manutenção do SEI no órgão;
  • Quanto à integração, todas as manifestações que são registradas no Fala.BR serão enviadas para o SEI; isto gerará um processo no SEI com o mesmo número da manifestação do Fala.BR;
  • Para responder a manifestação no Fala.BR, o órgão precisa fazer manualmente. Não existe a transmissão das manifestações, bem como de suas atualizações, do SEI para o Fala.BR.


Link para registro no ambiente de Treinamento: https://treinafalabr.cgu.gov.br/publico/XX/XXXXXXXX/Manifestacao/RegistrarManifestacao

Ambiente de Treinamento

  • Ouvidoria: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
  • Login: XXXXXXXXXXX
  • Nome do sistema: XXXXXXXXXXXXXXXX
  • E-mail: xxxxxx@xxxxxxx.xxx.xx
  • Senha: enviada para o e-mail xxxxxx@xxxxxxx.xxx.xx


Link para registro no ambiente de Produção: https://falabr.cgu.gov.br/publico/XX/XXXXXXXX/Manifestacao/RegistrarManifestacao

Ambiente de Produção

  • Ouvidoria: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
  • Login: XXXXXXXXXXX
  • Nome do sistema: XXXXXXXXXXXXXXXX
  • E-mail: xxxxxx@xxxxxxx.xxx.xx
  • Senha: enviada para o e-mail xxxxxx@xxxxxxx.xxx.xx


Observação: se for Estadual lembre-se que o link só terá a UF, caso seja municipal o link terá UF e o nome do Município.


As instruções sobre a integração SEI x e-Ouv podem ser consultadas em https://www.gov.br/ouvidorias/pt-br/assuntos/noticias/2018/o-e-ouv-aprendeu-a-falar-com-o-sei.


Atenciosamente,