Atualizacao versao 2.64

De Wiki CGU
Ir para navegação Ir para pesquisar

LimeSurvey 2.5 é baseado no bom e velho código LimeSurvey 2, mas usando o famoso quadro de front-end Bootstrap para renderizar sua interface de administração. Então, agora, você vai desfrutar de uma interface moderna e ágil para administrar e construir o seu Formulário. Se você é um usuário fiel LimeSurvey, você não vai se perder, e você ainda vai encontrar todas as funcionalidades que você usa diariamente.

O desenvolvimento da nova interface de administração seguiu quatro objetivos:

  • Oferecer uma experiência gráfica moderna
  • Respeitar os hábitos dos usuários LimeSurvey leais e a otimização mundial do LimeSurvey 2
  • Fácil de usar para novos usuários, graças a um sistema de informação de alerta fornecendo dicas e truques.
  • Manter tanto quanto possível o código núcleo de LimeSurvey 2 para obter LimeSurvey 2,5 trabalhando o mais rapidamente possível

Fazendo um Tour pelo novo Limesurvey

LimeSurvey 2.5 ainda tem algumas diferenças ergonómicas em comparação com LimeSurvey 2.0 A maioria deles foram inspirados por solicitações do usuário. Vamos dar uma olhada nessas mudanças na Página inicial. Após a atualização do LimeSurvey 2.0, no lugar da antiga página inicial do LimeSurvey 2.0 foi criada uma página de informação apresentando algumas dicas parar criar o seu próprio primeiro formulário. Uma vez que um formulário tinha sido criado, a lista de pesquisas é mostrada logo após o login. Em LimeSurvey 2.5, a página inicial é baseada em um projeto de seis botões rápidos, com links para os itens mais utilizados. Um link para o último levantamento / última pergunta visitada se localiza em cima dessas caixas para uma navegação rápida. Para voltar a esta página, basta clicar no logotipo no canto superior direito.

Nova Página inicial do Lime Survey

Se você não concordar com a escolha dos botões, e quiser mudá-los, você pode altera-los a partir de configurações globais → página inicial. Nesta página, você pode alterar o título de uma caixa, o seu link, sua descrição e seu quadro. Ainda é muito básico e será melhorada no futuro (como a adição de quantas caixas você quiser, ou link para uma página externa, etc.)
Se o usuário clicar em "Criar uma nova pesquisa", algumas novas dicas, truques e informações de alerta irá aparecer em forma de pop up até que o usuário crie a sua primeira pergunta.tipos de layout, tipos de menu e salvar botões. Existem dois tipos de layouts em LimeSurvey 2.5: o layout de página inteira, e o layout pesquisa com um menu lateral e uma barra de menu contextual. O layout de página inteira é usado para as páginas de sistema globais (aqueles que podem ser acessadas a partir do menu principal), como configurações globais. Seu conteúdo tem toda a largura da página, e suas botões de ações são colocados diretamente no topo do conteúdo: O layout pesquisa tem um menu lateral e uma barra de menu contextual. Este layout é usado para qualquer página relacionada com uma pesquisa (como resumo do formulário, editar pergunta, fichas, etc).

Barra de menu superior

A barra de menu superior é interativa, então botões para salvar / cancelar são mais fáceis de alcançar - mesmo quando a rolagem para baixo, barra do lado e navegador de questões. No LimeSurvey 2.0, as barras de menu eram colocadas encima dos outros. Então, tudo era acessível a um único clique, mas também, a interface ficou cheia de botões, links, formulários, caixa de seleção, ações botões. Ficava difícil de entender e visualmente cansativo. Algumas das funcionalidades ficaram logicas, mas sem sentido (como a adição de uma nova questão a partir da barra de perguntas grupo), e as vezes, era simplesmente impossível para voltar a algumas páginas (como voltar para o resumo do formulário depois que um grupo de perguntas tenha sido selecionado).

Menu lateral

No LimeSurvey 2.5, o menu lateral resolve esse problema. A ideia principal é esta: Na barra de tarefas apenas um menu é mostrado, ao mesmo tempo, e cada barra de menu é acessível através do menu lateral.

Então, se você clicar no menu pesquisa, no menu superior corresponderá a barra de menu de pesquisa de costume. Se você clicar em "gestão de token ', no menu superior corresponderá a barra símbolo habitual menu de gestão. Se você clicar em uma pergunta no explorador, a barra de menu superior corresponderá a barra da questão de costume, etc. etc.

Além disso, durante a edição de um elemento (na maioria das vezes, clicando em um botão na barra de menu superior, como 'Configurações da pesquisa, editar'), apenas os botões desta edição serão mostrados na barra de menu superior, e a barra esquerda Será fechada Esses botões de ação estão na barra interativa, por isso é fácil de acessa-los (por exemplo, ao rolar para baixo):

Uma das grandes vantagens do design LimeSurvey 2.0, é que é fácil chegar a qualquer questão dentro do grupo atual. Graças ao explorador questão dentro da barra lateral, é ainda mais fácil na LimeSurvey 2.5. Basta abri-lo para explorar os diferentes grupos e abrir a questão desejada. Você ainda pode adicionar pergunta diretamente para qualquer grupo dentro dela como Pesquisas, grupos de perguntas e listas de perguntas

A lista de pesquisas, assim como a lista de perguntas e a lista de grupos de perguntas, estão usando agora o “Yii Grid view system with dataprovider”. Em suma: ele fornece paginação, caixa de pesquisa, filtros, e vai carregar o item para a página atual (assim você não vai mais ter experiências de carregamento muito lento para lista enorme de pesquisas ou perguntas):

A lista de grupos de perguntas fornece três botões de ação rápida, como "adicionar uma pergunta a esse grupo", ou "elementos de edição de texto", e, claro, o acesso a pergunta / resumo do grupo de perguntas (com barra de menu do grupo pergunta):

Grupos de perguntas

A lista de perguntas fornece um filtro para selecionar o grupo das perguntas, um botão para visualizar a pergunta, um para editá-la diretamente, e outro para chegar ao seu página de resumo (com a barra de menu de interrogação).

Lista de perguntas

É claro que, no futuro, serão adicionados mais botões de ação nessas listas, e dar ao usuário a possibilidade de ativar ou desativar eles. Renderização gráfico nas estatísticas. Agora, LimeSurvey usa o motor “chart.js” para renderizar os gráficos de estatísticas. Então você pode usar gráficos de barras, gráficos de pizza, gráficos de radar, gráficos de linha, gráficos polares

Conclusão

A transição de LimeSurvey 2.0 para LimeSurvey 2.5 deve ser muito fácil para a maioria dos usuários. Nós testamos a interface com os usuários existentes de LimeSurvey e, normalmente, eles rapidamente se acostumaram com isso. Além disso, os novos usuários devem entendê-lo rapidamente, graças às dicas e truques, mas também graças a uma interface familiar. No menu principal, as barras de menus, os botões de salvar, a barra lateral, e as diferentes listas são muito comuns hoje em dia, usados em muitas aplicações web ou CMS. Portanto, é mais intuitivo do que a ergonomia da LimeSurvey 2.0, que era tão específico e incomum. Além disso, o explorador questão mantém a vantagem da navegação rápida da interface antiga. Usando mais profundamente funcionalidades Yii (tais como a grade, ou o gestor de activos), Bootstrap, e chart.js, a interface de administração do LimeSurvey é agora muito mais moderna. Ele ainda pode evoluir, e os usuários são bem-vindos para pedir novas funcionalidades de interface (como a adição de novas caixas na página, link no menu lateral, botões na lista, etc).


Para mais informações do LimeSurvery acesse: http://sistemas.cgu.gov.br/wiki/index.php/Sistema_de_formul%C3%A1rios_e_Pesquisas_da_CGU_%28LimeSurvey%29