LimeSurvey - Exportação e importação

De Wiki CGU
Revisão de 09h29min de 6 de fevereiro de 2017 por Lucaspcs (Discussão | contribs) (Onde encontrar ajuda extra)

Ir para: navegação, pesquisa

LimeSurvey - Exportação e importação

Há diversos objetos de exportação e importação no LimeSurvey. Todos os níveis desde o questionário até o conjunto de etiquetas, passando por perguntas e grupos de perguntas, e também as respostas. Esse mecanismo pode ser especialmente útil na criação de questionários muito longos, na reutilização de questões ou grupos de questões, ou então no tratamento e análise das respostas. Os formatos de arquivo suportados incluem alguns próprios do sistema (extensões do XML), valores separados por vírgula (CSV) e, para as respostas, também Excel, PDF, HTML e Word.

Praticamente tudo pode ser exportado e importado no LimeSurvey

Usando o formato de arquivo CSV

Para trabalhar com arquivos no formato CSV (valores separados por vírgula) originados das respostas, a ferramenta mais fácil de utilizar é o LibreOffice (ou BrOffice.org), na qual basta abrir o arquivo e lhe serão apresentadas as opções. Deve-se então selecionar as seguintes opções

  • Conjunto de caracteres: UTF-8
  • Separado por: vírgula
  • Delimitador de texto: aspas duplas

No Microsolft Excel, a importação se dá pelo menu "Dados", item "de texto".

Exportação e Importação de questionários

Exportando respostas

As respostas de um formulário podem ser exportadas pelo botão no menu do inquérito, clicando depois ou nos demais elencados acima. Esse indicado aqui permitirá a exportação em formatos que permitirão o posterior tratamento dos dados. Os formatos são: valores separados por vírgula (CSV), Excel, PDF, HTML e Word. No caso do Excel, o número de colunas não poderá exceder 255 (as colunas correspondem às perguntas do questionário).

Figura8ImpotacaoArquivo.PNG

As opções de exportação estão agrupadas em seis categorias:

  • Formato de arquivo: valores separados por vírgula (CSV), Excel, PDF, HTML e Word.
  • Geral: quais respostas exportar.
  • Cabeçalhos: formato de exportação das questões (código, enunciado

abreviado ou enunciado completo).

  • Respostas: formato de exportação das respostas (código – é possível converter “Y” e “N” para outros valores de um único caractere –, ou texto completo das respostas)

É recomendável selecionar “códigos das respostas” e “código da pergunta”.

  • Colunas a exportar: as primeiras são informações da resposta, e as demais são as respostas das perguntas. “ID” é um identificador único para cada formulário preenchido.
  • Gestão de códigos: caso tenha sido feito uso de chaves de acesso, quais dos valores relacionados serão exportados junto com as respostas.

Para tratamento de grandes quantidades de informação, é recomendável selecionar "códigos das respostas". Caso haja enunciados repetidos, então se deve selecionar "código da pergunta" - que permitirá identificar precisamente a qual questão se refere o dado recebido.

Exportando e Importando dos participantes

Onde encontrar ajuda extra

Como o LimeSurvey é um software livre, há uma grande comunidade em torno dele, colaborando no desenvolvimento, na documentação, sugerindo melhorias e porventura reportando erros. Alguns recursos disponíveis na internet podem ser úteis ao usuário e à administração do servidor:





Índice Geral
Formularios
LimeSurvey - Iniciando uso
LimeSurvey - Criando um formulário
LimeSurvey - Tipos de questões
LimeSurvey - Publicando o Formulário
LimeSurvey - Configurações do questionário
LimeSurvey - Exportação e importação
LimeSurvey - Tópicos avançados
LimeSurvey - Problemas Conhecidos
LimeSurvey - Perguntas Frequentes do LimeSurvey
LimeSurvey - Atualizações do LimeSurvey