Formularios

De Wiki CGU
Revisão de 16h31min de 2 de março de 2018 por Lucaspcs (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Sistema de formulários e Pesquisas da CGU (LimeSurvey)

LimeSurvey - Apresentação

O Sistema de Formulários e Pesquisas da CGU (LimeSurvey) é uma ferramenta de coleta de dados implementada na CGU a partir do primeiro semestre de 2015, com vistas à substituição de ferramentas externas como os formulários do Google Docs. Ele é um software livre, com código-fonte aberto e sujeito às modificações necessárias para uma melhor adequação às necessidades do utilizador ou para corrigir eventuais defeitos.

Este breve “manual de sobrevivência” visa atender às necessidades mais prementes do usuário comum da CGU, especialmente para a criação de pesquisas e extração de dados. Foram adicionados também alguns tópicos avançados, que serão úteis para certos usuários.

O manual eletrônico da ferramenta está disponível em http://manual.limesurvey.org/

Cadastro e Acesso

Para realizar o cadastro no sistema, é preciso entrar na intranet (http://intracgu.df.cgu/) link Sistemas > Acesso > Logar > Solicitações > Nova Solicitação > Tipo de Serviço > Acesso ao Sistema > Serviço > formulários (limeSurvey) > Tipo de Solicitação > Criação de usuário > Salvar. Será enviado uma mensagem para seu superior para autorização, após autorização será realizado o cadastro no sistema.

Para ter acesso ao Lime Survey no ambiente de:

Ou no menu da intranet (http://intracgu.df.cgu/) link Sistemas > LimeSurvey (Formulários)

O LimeSurvey

O LimeSurvey é o software por trás do Sistema de Formulários e Pesquisas da CGU. Ele foi adotado como alternativa às soluções hospedadas por terceiros, em especial os formulários do Google Docs, que vinham sendo utilizados por algumas áreas da casa como ferramenta de coleta de dados.

Ele é uma ferramenta de formulários, o que significa que os dados coletados serão estruturados em função das questões que forem criadas. Em outras palavras, as questões devem ser elaboradas tendo em vista o uso que será feito das respostas.

O LimeSurvey não contempla o tratamento dos dados coletados. Portanto, no cenário ideal, o fluxo de trabalho posterior à coleta já terá sido pensado antes mesmo da criação dos formulários.

As questões devem ser elaboradas tendo em vista o uso que será feito das respostas. No cenário ideal, o fluxo de trabalho posterior à coleta já terá sido pensado antes mesmo da criação dos formulários.

Conceitos básicos

  • Para utilizar o LimeSurvey, é preciso conhecer algumas palavras-chave:
    • Formulário: um instrumento de coleta de dados, estruturado em torno de questões e grupos de questões.
    • Questão: a unidade por meio da qual um dado será coletado. Possui um enunciado, um campo de entrada e possivelmente um texto de ajuda. Existem vários tipos de questão, que serão abordados mais adiante.
    • Grupo de questões: conjunto de questões. Serve somente para organizar a exibição do formulário para o usuário final. Possui um título e pode possuir uma explicação.
    • Etiqueta: em questões com alternativas, o nome e o valor de cada alternativa.
    • Conjunto de etiquetas: um conjunto pré-definido de etiquetas. Podem ser criados ou carregados no momento da edição da questão.
    • CSV (valores separados por vírgula): formato de arquivo que pode ser utilizado tanto para manipular formulários fora do LimeSurvey, quanto para exportar dados de respostas. Contém uma linha de título e linhas de valores separados por alguma pontuação. O LimeSurvey utiliza vírgulas como separadores, aspas duplas como delimitadores de texto e codificação UTF-8. Veja mais no tópico exportação e importação.
    • Validação: código utilizado para dizer se uma resposta é aceitável ou não. Utiliza expressões regulares (veja mais no manual do LimeSurvey e no Google). Alguns códigos de validação estão elencados na sessão Validação.
    • Equação de relevância: código que determina a exibição ou não de uma questão ou de um grupo de questões (em outras palavras, se a questão é relevante segundo as respostas dadas previamente). Pode utilizar o expression manager. Um valor igual a 1 indica que o item será exibido.
    • Expression manager: mecanismo do LimeSurvey que permite a utilização de fórmulas e a exibição de informações atualizadas dinamicamente conforme as respostas do usuário final. Tópico avançado.
Índice Geral
Formularios
LimeSurvey - Iniciando uso
LimeSurvey - Criando um formulário
LimeSurvey - Tipos de questões
LimeSurvey - Publicando o Formulário
LimeSurvey - Configurações do questionário
LimeSurvey - Exportação e importação
LimeSurvey - Tópicos avançados
LimeSurvey - Problemas Conhecidos
LimeSurvey - Perguntas Frequentes do LimeSurvey
LimeSurvey - Atualizações do LimeSurvey
LimeSurvey - Tutoriais

LimeSurvey - Conclusão

Este manual de sobrevivência não esgota as funcionalidades do LimeSurvey. Contudo, deve servir para o usuário comum realizar as tarefas necessárias na Controladoria-Geral da União, sem medo de usar a ferramenta. Mais informações úteis podem ser obtidas na internet, seja nos mecanismos de pesquisa, seja no manual do LimeSurvey. O melhor caminho para aprender a usar o sistema consiste em criar um formulário de teste, que não seja exibido na lista de formulários, e ali testar e experimentar as diferentes possibilidades oferecidas por ele.

[ LimeSurvey - Apresentação ]