Mudanças entre as edições de "4. Nova Manifestação"

De Wiki CGU
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(25 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 5: Linha 5:




Acesse o sistema utilizando seu nome de usuário (para o caso de '''<u>servidores de ouvidoria</u>''' utiliza-se o '''CPF''', enquanto para os '''<u>cidadãos</u>''', o '''e-mail cadastrado''') e senha. Para maiores informações, veja a Seção [http://wiki.cgu.gov.br/wiki/index.php/2._Apresenta%C3%A7%C3%A3o_do_Sistema #2.3.1 Acessando o Sistema].  
Acesse o sistema utilizando seu nome de usuário (para o caso de '''<u>servidores de ouvidoria</u>''' utiliza-se o '''CPF''', enquanto para os '''<u>cidadãos</u>''', o '''e-mail cadastrado''') e senha. Para maiores informações, veja a [http://wiki.cgu.gov.br/wiki/index.php/2._Apresenta%C3%A7%C3%A3o_do_Sistema#2.3.2_Tela_de_Login Seção 2.3.2 Tela de Login].  




É importante dizer que, depois de ter se logado no sistema, o usuário automaticamente se identifica no sistema. Isso significa que, <u>'''quando usuário registrar uma manifestação, esta exibirá os dados do manifestante''',</u> configurando-se no tipo de Identificação '''Identificado com Restrição'''. Este é o valor padrão utilizado para as manifestações do tipo elogio, reclamação, simplifique, solicitação e sugestão. Tem fundamento na Lei n° 13.460/2017, que garante aos usuários de serviços públicos proteção de suas informações pessoais, nos termos da Lei nº 12.527/2011. Dessa forma, as ouvidorias devem resguardar a identidade e os elementos que permitam a identificação do usuário de serviços públicos ou do autor da manifestação e demais informações de acesso restrito.
É importante dizer que, depois de ter se logado no sistema, o usuário automaticamente se identifica no sistema. Isso significa que, <u>'''quando usuário registrar uma manifestação, esta exibirá os dados do manifestante''',</u> configurando-se no tipo de Identificação '''Identificado com Restrição'''. Este é o valor padrão utilizado para as manifestações do tipo elogio, reclamação, simplifique, solicitação e sugestão. Tem fundamento na Lei n° 13.460/2017, que garante aos usuários de serviços públicos proteção de suas informações pessoais, nos termos da Lei nº 12.527/2011. Dessa forma, as ouvidorias devem resguardar a identidade e os elementos que permitam a identificação do usuário de serviços públicos ou do autor da manifestação e demais informações de acesso restrito. Reforça-se, mais uma vez, que <u>'''não há possibilidade de se registrar estes tipos de manifestação - elogio, reclamação, simplifique, solicitação e sugestão - de forma anônima'''</u>.


__TOC__
=='''4.1 Registrando uma Manifestação'''==


Na tela inicial do usuário, clique no menu '''Nova Manifestação'''. Será mostrada a tela para a escolha da manifestação desejada (para os exemplos a seguir escolher-se-á o elogio para um cidadão já previamente cadastrado no sistema).
Na tela inicial do usuário, clique no menu '''Nova Manifestação'''. Será mostrada a tela para a escolha da manifestação desejada (para os exemplos a seguir escolher-se-á o elogio para um cidadão já previamente cadastrado no sistema).
Linha 44: Linha 47:




O cidadão, sobretudo aqueles cujas manifestações foram cadastradas por um usuário de ouvidoria, portanto que ainda não possuem cadastro ativo como cidadão, devem guardar as informações dessa página (número de protocolo e código de acesso). Portanto aconselha-se imprimi-la, gerar arquivo em extensão .pdf ou guardar o e-mail recebido, para o qual foi encaminhada as informações da conclusão, pois para acessar e consultar o andamento da manifestação será necessário informar o '''Número de Protocolo''' e o '''Código de Acesso''' gerados.  
O cidadão, sobretudo aqueles cujas manifestações foram cadastradas por um usuário de ouvidoria, portanto que ainda não possuem cadastro ativo como cidadão, devem guardar as informações dessa página (número de protocolo e código de acesso). Portanto aconselha-se imprimi-la, gerar arquivo em extensão .pdf ou guardar o e-mail recebido, para o qual foi encaminhada as informações da conclusão, pois para acessar e consultar o andamento da manifestação será necessário informar o '''Número de Protocolo''' e o '''Código de Acesso''' gerados.
 
 
=='''4.1 Acessando uma Manifestação'''==
 
Para o cidadão que não possua cadastrado no Fala.BR conseguir acessar sua manifestação registrada, basta clicar em '''Consulte sua manifestação''' na tela inicial do Fala.BR.
 
 
[[Arquivo:3_1_3_registrar.jpg|1000px|centro|FalaBr]]
 
 
Caso o usuário já possua cadastro, basta ele se logar no sistema e clicar em '''Minhas Manifestações'''; como resultado será exibida todas as manifestações por ele cadastradas.
 
 
[[Arquivo:3_1_3_registrar-2.jpg|1000px|centro|FalaBr]]
 
 
[[Arquivo:3_1_3_registrar-3.jpg|1000px|centro|FalaBr]]
 
 
Após inserir os dados da manifestação em '''Consulte sua manifestação''' ou consultá-la em '''Minhas Manifestações''', será exibida uma tela com o teor do seu conteúdo:
 
 
[[Arquivo:4_1_acessar.jpg|1000px|centro|FalaBr]]


=='''4.2 Registrando uma Manifestação a partir da Tela Inicial do Sistema'''==


Note que a tela exibe o teor da manifestação com os campos informados durante seu registro; '''''não é permitida qualquer alteração'''''. Caso deseje alterar as informações preenchidas, o usuário deve fazer por meio de um pedido de complementação (solicitado pelo servidor de ouvidoria) ou registrar uma nova manifestação, fazendo menção a ela. Ademais, o usuário pode visualizar todas as ações executadas em sua manifestação em '''Respostas e históricos de ações''' e imprimir o conteúdo (basta clicar em '''Imprimir''').
=='''4.3 Registrando uma Denúncia ou Reclamação Anônima'''==

Edição atual tal como às 20h05min de 5 de abril de 2020

Esta funcionalidade funciona da mesma foram para qualquer usuário cadastrado no Fala.BR, seja servidor de ouvidoria ou cidadão. Primeiro, acesse a tela inicial do Fala.BR no sítio http:/https://falabr.cgu.gov.br/ e clique no botão Entrar.


FalaBr


Acesse o sistema utilizando seu nome de usuário (para o caso de servidores de ouvidoria utiliza-se o CPF, enquanto para os cidadãos, o e-mail cadastrado) e senha. Para maiores informações, veja a Seção 2.3.2 Tela de Login.


É importante dizer que, depois de ter se logado no sistema, o usuário automaticamente se identifica no sistema. Isso significa que, quando usuário registrar uma manifestação, esta exibirá os dados do manifestante, configurando-se no tipo de Identificação Identificado com Restrição. Este é o valor padrão utilizado para as manifestações do tipo elogio, reclamação, simplifique, solicitação e sugestão. Tem fundamento na Lei n° 13.460/2017, que garante aos usuários de serviços públicos proteção de suas informações pessoais, nos termos da Lei nº 12.527/2011. Dessa forma, as ouvidorias devem resguardar a identidade e os elementos que permitam a identificação do usuário de serviços públicos ou do autor da manifestação e demais informações de acesso restrito. Reforça-se, mais uma vez, que não há possibilidade de se registrar estes tipos de manifestação - elogio, reclamação, simplifique, solicitação e sugestão - de forma anônima.

4.1 Registrando uma Manifestação

Na tela inicial do usuário, clique no menu Nova Manifestação. Será mostrada a tela para a escolha da manifestação desejada (para os exemplos a seguir escolher-se-á o elogio para um cidadão já previamente cadastrado no sistema).


FalaBr


Em seguida, após escolher o tipo Elogio, preencha os campos conforme desejado (observe que alguns campos são obrigatórios, como por exemplo, a ouvidoria destinatária e campo de teor da manifestação):


FalaBr


FalaBr


Algumas observações são feitas:

  • pode-se incluir documentos de texto, imagens, planilhas, arquivos no formato .pdf, áudios e vídeos, limitados a 10 anexos por manifestação. O tamanho total dos anexos não podem superar o tamanho total de 30MB;
  • pode-se selecionar o Modo de resposta desejado pelo cidadão (e-mail, carta, pessoalmente ou telefone);
  • os campos obrigatórios são o órgão destinatário (campo Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação) e o texto da manifestação (campo Fale Aqui).


Após o preenchimento das informações será exibida uma tela de Resumo da Manifestação:


FalaBr


Por fim, são gerados um Número de Protocolo e um Código de Acesso para que o usuário consiga consultar sua manifestação. Neste momento o cidadão receberá em seu e-maill cadastrado no Fala.BR registro da manifestação com todas as informações inseridas. Para consultá-la basta acessar Minhas Manifestações na tela inicial do usuário.


FalaBr


O cidadão, sobretudo aqueles cujas manifestações foram cadastradas por um usuário de ouvidoria, portanto que ainda não possuem cadastro ativo como cidadão, devem guardar as informações dessa página (número de protocolo e código de acesso). Portanto aconselha-se imprimi-la, gerar arquivo em extensão .pdf ou guardar o e-mail recebido, para o qual foi encaminhada as informações da conclusão, pois para acessar e consultar o andamento da manifestação será necessário informar o Número de Protocolo e o Código de Acesso gerados.

4.2 Registrando uma Manifestação a partir da Tela Inicial do Sistema

4.3 Registrando uma Denúncia ou Reclamação Anônima