6. Modificações implementadas na Versão 4.11.0 do sistema e-Ouv

De Wiki CGU
Ir para: navegação, pesquisa

Foram implantadas novas funcionalidades que visam melhorar o dia-a-dia das Ouvidorias e aumentar a segurança dos dados das manifestações registradas no sistema.

6.1 Certificação da autoria do manifestante, mediante código de acesso, nas Consultas de manifestações

O código de acesso será criado no momento do cadastramento da manifestação e será exigido do manifestante toda vez que ele tentar consultá-la. A partir da data de 03/05/2019, toda vez que o manifestante realizar consulta de uma manifestação, deverá informar, além do número de protocolo da manifestação, o código de acesso criado e encaminhado para o seu e-mail no momento do cadastramento da manifestação – sugere-se que o cidadão faça um Print da tela contendo o código de acesso, e/ ou armazene o e-mail recebido com o código, pois esse não poderá ser recuperado. As manifestações cadastradas até essa data (03/05/2019) continuarão a ser acessadas apenas com o número de protocolo e o e-mail cadastrado na manifestação. As telas a seguir registram a aparência das telas com o código de acesso, e a da Consulta pelo manifestante, respectivamente:


Descrição




Descrição


6.2 ALERTA sobre a exploração do conteúdo (dados sensíveis)/ registro de visualização de Denúncias

Ao abrir uma denúncia o usuário da Ouvidoria receberá um Alerta sobre o conteúdo sigiloso que pode estar contido nesse tipo de manifestação, bem como que ficará registrado que ele teve acesso aos dados daquela denúncia.


Descrição


6.3 Registro de visualizações no histórico de manifestações

Todas as manifestações registrarão os dados de quem teve acesso a elas. E esses dados poderão ser consultados se necessário.


6.4 Alteração do padrão dos campos do formulário de resposta da Denúncia

Como padrão utilizado até 03/05/2019, o formulário possuía opções pré-preenchidas indicando se a manifestação foi considerada apta ou não, e se houve envolvimento de servidores ou de empresas – o usuário de Ouvidoria poderia modificar essas opções conforme seu entendimento. Na nova versão, estes campos não virão mais preenchidos, sendo que nas Respostas Intermediárias, ao manifestante, o usuário de Ouvidoria poderá optar por marcar a opção “Não Responder” a essas perguntas. No entanto, se a resposta for conclusiva, deverá optar por marcar umas das opções – afirmativa ou negativa.


Descrição



6.5 Correções de erros do sistema

6.5.1 Ajustes realizados permitem que o analista, estando logado, registre uma manifestação para qualquer Ouvidoria de qualquer Esfera – Federal, Estadual ou Municipal.

6.5.2 Ajustes nos filtros da tela Tratar Manifestações, que possibilita mostrar os analistas responsáveis pelas respostas.

6.5.3 Ajustes na lista de Ouvidorias disponíveis para encaminhamento de manifestações – melhoraria da visualização e compreensão.

6.5.4 Melhoria nos registros de Log, possibilita o registro das alterações feitas em Ouvidorias, Usuários e ajustes técnicos, além de possibilitar registrar o histórico de visualização das manifestações.

6.6 Aprimoramentos do sistema

Disponibilidade de texto de ajuda ao passar o mouse pelos tipos de manifestação, na tela principal do sistema.

Exemplos:

Descrição



Descrição



Descrição



Descrição



Descrição



Descrição